Responsabilidade social
corporativa

RETRIBUIR À SOCIEDADE E PROMOVER A DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Dedicamos nossos esforços a temas que estão conectados com alguns dos principais desafios da sociedade

 

M esmo sendo um escritório jovem, aos 26 anos, o Mattos Filho destaca-se no que diz respeito a iniciativas de equidade, diversidade e inclusão no mercado jurídico e tem sido exemplo, também, para outros segmentos. Isso se deve, em parte, ao olhar sempre proativo para os desafios da sociedade em que estamos inseridos de modo a desenvolver atitudes capazes de superá-los. “Aqui, a responsabilidade social faz parte dos nossos valores e do nosso DNA. Desde o início, a gente já trata essa questão de maneira muito séria e genuína. Praticamos tudo aquilo que está em nosso discurso”, explica Ive Lima, diretora de Comunicação e Marketing.

Neste contexto, o ano de 2018 foi especial na história do Mattos Filho. Foi um período muito produtivo, em que consolidamos uma série de iniciativas de responsabilidade social em um programa estruturado e com uma política abrangente. Hoje temos diretrizes claras para atuação em diversas frentes e com impacto em públicos distintos, incluindo sociedade, clientes e os nossos profissionais.

 

Durante essa trajetória, foram criados dois novos grupos de afinidade para discutir questões relacionadas à diversidade e inclusão: o SOMA, direcionado à promoção da diversidade e equidade étnico-raciais no escritório e no ambiente jurídico em geral; e o eMFrente, dedicado a debater as questões específicas das pessoas com deficiência (PcDs) no ambiente de trabalho.

Essas duas iniciativas complementam os grupos criados nos anos anteriores, como o 4Women, que busca tornar o ambiente de trabalho cada vez mais equânime na questão de gênero, e o mfriendly, dedicado a discutir o tema LGBT+. Para Ive, “2018 foi o momento de consolidar os programas de diversidade e inclusão, aproximando, ainda mais, as temáticas de responsabilidade social corporativa da estratégia de recursos humanos”.

O plano é, para o futuro, dar continuidade aos esforços inclusivos. “O escritório está aberto para receber pessoas de grupos e pensamentos diversos para desenvolvê-las e retê-las. A gente precisa dessa diversidade para crescer como escritório”, conclui Ive.

 

Leitura complementar


“Do direito à diversidade ao direito da diversidade”


Livro digital, lançado em 2018, reúne artigos escritos por nossos profissionais, que demonstram como o respeito às pessoas não é mera liberalidade ou boa prática das empresas, mas normas jurídicas que devem ser respeitadas.


O livro é resultado das discussões promovidas durante a primeira edição da Semana da diversidade Mattos Filho, também realizada em 2018, e que reuniu palestrantes de referência na promoção e defesa dos direitos humanos.


Saiba mais: clicando aqui.

 

Além das questões de diversidade e inclusão, o Mattos Filho também apoiou, em 2018, outras ações de impacto social em três frentes de atuação: parcerias, voluntariado corporativo e diversidade e inclusão, sempre com prioridade para a atuação nas comunidades do entorno dos escritórios. Entre as temáticas trabalhadas, estão a defesa dos direitos humanos; o acesso à Justiça; a democratização da cultura; a educação e o exercício da cidadania.

Um dos destaques é o Paulista Para Todos, composto por um concurso de mobiliário urbano para a principal avenida da cidade de São Paulo – Avenida Paulista, onde está situado o escritório – pela criação de um mapa com as instituições culturais da avenida e, ainda, por passeios guiados sobre a história e arquitetura da região. Outra iniciativa para a qual dedicamos esforços foi o lançamento da cartilha “Eleições 2018: Prepare-se para o voto consciente”, distribuída para organizações parceiras dos escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e que também contou com uma campanha digital nos canais sociais do Mattos Filho. Dessa forma, contribuímos para promover o voto consciente e para o exercício da cidadania.

O programa de voluntariado corporativo do escritório também foi totalmente reformulado em 2018, de modo colaborativo. Para isso, foi realizada uma pesquisa interna com nossos profissionais, que responderam a uma pesquisa sobre seus interesses e sua disponibilidade para o trabalho voluntário, além de indicarem possíveis organizações parceiras.

Por fim, entre as parcerias do escritório, destacam-se na frente de democratização da cultura a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituições sólidas e de referência para o país.

 
 
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Responsabilidade Social Corporativa 2018

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO


Beneficiários: aproximadamente 500 mil, diretos e indiretos

Organizações apoiadas: 19


DIVERSIDADE E INCLUSÃO


Participantes dos grupos de afinidade: 464 profissionais

Eventos internos: 35 (média de 3 eventos por mês)

Audiência interna: 1.001 profissionais


EDUCAÇÃO E CIDADANIA


Cartilha “Eleições 2018: Prepare-se para o voto consciente” e campanha #VotoLEGAL


3 mil cartilhas impressas e distribuídas para parceiros, com aproximadamente 12 mil pessoas impactadas

Engajamento nas redes sociais: mais de 21 mil interações


Paulista para Todos


6 mil mapas impressos e distribuídos entre as instituições culturais da Avenida Paulista, em São Paulo